Equipe Tinkoff-Saxo mostra
detalhes das bikes que vai usar na temporada
Equipe Tinkoff-Saxo na apresentação da temporada
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Depois da apresentação do elenco e dos uniformes, foi a vez da equipe
Tinkoff-Saxo revelar os detalhes das bikes que Alberto Contador e
equipe vão usar na temporada 2014. A apresentação foi nas Ilhas Canárias
onde o time faz seus treinos de pré-temporada longe do rigor do inverno
continental europeu.
Para as etapas de montanha, o time usa o modelo SL4, de baixo peso e
rápida aceleração. Já o modelo Venge é perfeito para as longas etapas
planas e para os sprints nas chegadas disputadas e velozes. Todas as
bikes e equipamentos como capacete, óculos e sapatilhas passaram por
longos testes no túnel de vento da Specialized, em Morgan Hill, na
Califórnia.
Além da Venge e da SL4, a equipe também vai contar com o modelo
Roubaix própria para as provas com piso irregular e paralelepípedos,
como a Paris-Roubaix e as Clássicas de Primavera, realizadas no mês de
março. Para as provas de contrarrelógio individual, a bike será o modelo
Shiv.
SPECIALIZED TARMAC SL4
A bike do tcheco Roman Kreuziger para 2014: modelo ficou mais rígido a pedido dos atletas para enfrentar duras subidas
O
headtube tem um desenho abaulado que cumpre dois propósitos: eliminar
peso e aumentar a rigidez da frente principalmente nas curvas fechadas
Os
stays traseiros são bem largos ao ponto de ficarem bem pertinhos dos
pés quando se pedala. A ideia é tornar a bike mais estável
Tanto a SL4 quanto a Venge são montadas com grupo completo SRAM Red de 22 velocidades
A Zipp deve equipar todas as bikes com guidão, mesa e canote de selim
O selim Prologo Nago Evo CPC. “Confortável e com uma base firme para transferir toda a força do ciclista”
Os
ciclistas da Tinkoff-Saxo têm toda a gama das rodas Zipp, do modelo 202
ao 808, dependendo da prova, do terreno e das condições climáticas
A
equipe usa os medidores de potência da SRM, equipamento cada vez mais
utilizado para coletar dados e ajudar na comparação de resultados
obtidos durante treinamentos de estrada e no túnel de vento
SPECIALIZED VENGE
O
modelo Venge foi concebido para andar bem em todas condições de
terreno, mas sem perder de vista os benefício da aerodinâmica. A bike
foi redesenhada para minimizar as torsões laterais. Os componentes são
idênticos aos da Tarmac SL4
Os
garfos são bem largos, assim como o headtube. A ideia é tornar a bike
mais estável e rígida evitando assim as torsões que desperdiçam energia
A
equipe utiliza pedais Look Keo Blade e também o modelo Blade Aero, que
são leves, aerodinâmicos e oferecem uma boa base de apoio
Os
tubos estão ligeiramente mais largos. A mudança trouxe mais firmeza e
estabilidade para a bike. O formato dos tubos também mudou. Em vez do
tradicional “forma de gota” que faz o ciclista sofrer em condições de
vento cruzado, os tubos agora estão mais finos na frente e na parte de
trás e mais largos no meio. Segundo a Specialized, a mudança faz o
ciclista economizar até 20W a 40km/h
As
bikes serão equipadas com pneus Specialized Turbo. A empresa investiu
bastante no desenvolvimento de tecnologias para pneus. Eles ficaram mais
largos e agora têm 24mm de largura, próprios para rodas Zipp com aros
mais largos.
0 comentários:
Postar um comentário