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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

França quer pagar para quem for ao trabalho pedalando

uma das ciclovias que compõem os atuais 371 quilômetros de vias cicláveis existentes em Paris. Crédito: Wikimedia Commons
Uma das ciclovias que compõem os atuais 371 quilômetros de
vias cicláveis existentes em Paris
Com diversos sistemas de bicicletas públicas que serviram de exemplo ao mundo 
todo, como em Paris e Lyon, a França está a ponto de obter mais um avanço no
 setor da ciclomobilidade:
o Ministério do Transporte francês anunciou a intenção de subsidiar
trabalhadores que
forem de bicicleta ao trabalho.
A proposta, encabeçada pelo ministro Thierry Mariani, a exemplo de outros países que já adotam a prática, como
 a Bélgica, visa pagar a cada ciclista 21 centavos de euro por quilômetro percorrido no trajeto de casa ao trabalho.
 O valor será repassado pelas empresas em troca de isenções fiscais. A estimativa do governo francês é de que 
a medida represente uma economia de 5,6 bilhões de euros na área de saúde, em contrapartida a despesas de 
20 milhões de euros com o projeto.

O Vélib, de Paris, é um dos sistemas de bicicletas públicas pioneiros no mundo. Crédito: Wikimedia Commons


O incentivo apresentado integra um programa amplo de melhoria das condições de transporte dos usuários de
 bicicleta nas cidades francesas, incluindo também 
iniciativas como a construção de bicicletários e
 paraciclos em pontos estratégicos como estações 
de trem, bonde, e terminais de ônibus, além de medidas
 de segurança para coibir furtos e roubos. 
O anúncio, porém, sofreu questionamentos de 
ativistas do segmento, que pleiteiam a obrigatoriedade
 do subsídio para todas as empresas francesas, já 
que, por enquanto, a adesão 
ao programa não é obrigatória.

Ações constantes

O ministro Mariani também apontou que outras medidas estão em estudo, como a modificação
das regras de circulação para permitir que os ciclistas avancem o semáforo vermelho quando
virarem à direita, além da construção de mais ciclovias. Estimativas apontam que, se cada
europeu pedalar 2,6 quilômetros por dia em vez de usar um carro, haveria uma redução
aproximada de 15% das emissões de gás carbônico provocadas pelo uso de veículos motorizados.
Cidades como Paris contam, atualmente, com uma ampla gama de serviços públicos destinados
 a favorecer o transporte por bicicleta. O próprio site da Prefeitura parisiense conta
com um portal interno para esclarecer dúvidas tanto dos munícipes quanto dos turistas, com
 mapas, roteiros, simuladores de trajeto e dicas diversas sobre turismo e a conduta do
ciclista na via.
Fonte:vadebike.org

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